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BACHARELATO EM ENFERMAGEM []
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Id:302 - (836)
Autor:Caverni, Leila Maria Rissi; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;46(02):443-451, abr. 2012. .
Resumo:Estudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200024

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Id:289 - (816)
Autor:Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Giselle Alves da Silva; Silva, Mary Gomes; Florêncio, Raíssa Millena Silva; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Darci de Oliveira Santa Rosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;21(03):670-678, jun. 2013. .
Resumo:OBJETIVO:analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil.Metodologia:foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos).RESULTADOS:o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos.CONCLUSÃO:não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004

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Id:147 - (157)
Autor:Correira, Luiza Mara; Henriques, Regina Lúcia Monteiro; Nogueira, Maria de Fátima Hasek; Pacheco, Sandra de Araújo; Romano, Regina Trino.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Construção do projeto pedagógico: experiência da faculdade de Enfermagem da UERJ^ipt / The construction of the pedagogic project: nursing school experience
Fonte:Rev. bras. enferm;57(6):649-653, nov.-dez. 2004. .
Resumo:Estudo histórico-social, que tem como objeto a construção do projeto político pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ), 1992 - 2002. Objetivo: relatar a experiência da construção do Projeto Pedagógico. Está pesquisa foi desenvolvida através da análise dos documentos e dissertações do Acervo do Centro de Memória Dra Nalva Pereira Caldas. Está teoricamente embasada em autores que tratam da temática. A estrutura e o plano curricular do Curso de Graduação foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ em dezembro 2001, através da Deliberação n.º 05/01, encontrando-se em vigência à partir do primeiro semestre de 2002.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a02.pdf

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Id:144 - (154)
Autor:Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Silva, Lúcia de Fatima da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará: a história e o projeto político-pedagógico atual^ipt / Nursing program at State University of Ceará: its history and current political-pedagogical project
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[385-387], jul.-ago.2003. .
Resumo:Trata-se de uma descrição dos momentos históricos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará e seus reflexos no atual processo de formação profissional. Relata sobre o curso, os corpos docente e discente, assim como, acerca do seu projeto político-pedagógico. Considera, por fim, a importância deste instrumento como viabilizador da garantia da qualificação profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Formulação de Projetos
Educação em Enfermagem
Credenciamento
Ensino
Localização:BR905.1 - Biblioteca

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Id:143 - (153)
Autor:Oliveira, Beatriz Rosana Gonçalves de; Schneider, Jacó Fernando; Rizzotto, Maria Lucia Frizon; Rodrigues, Rosa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Avaliação e construção de um projeto político pedagógico para a graduação em enfermagem^ipt / Evaluation and design of a political-pedagogical project for nursing undergraduate programs
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[369-373], jul.-ago.2003. .
Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência que teve como objetivo principal avaliar o Projeto Político Pedagógico - PPP do Curso de Enfermagem da UNIOESTE - Campus de Cascavel e pensar uma nova proposta curricular para o curso. Para isso elaborou-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por todos os docentes que ministravam aulas no curso, com a participação de alunos, egressos e profissionais da rede de serviços de saúde que serve de campo para as atividades práticas e os estágios dos alunos. Os dados obtidos subsidiaram a proposta de construção do novo projeto político-pedagógico, que passou a vigorar em 2003. Além da elaboração de uma nova proposta pedagógica, definiu-se estratégias para uma avaliação continuada do processo de implantação do PPP, a ser realizada ao final de cada período letivo.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Formulação de Projetos
Avaliação
Ensino
Educação em Enfermagem
Currículo
Localização:BR905.1 - Biblioteca

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Id:142 - (152)
Autor:Santos, Silvana Sidney Costa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Currículos de enfermagem do Brasil e as diretrizes: novas perspectivas^ipt / Nursing curricula in Brazil and their guidelines: new perspectives
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[361-364], jul.-ago.2003. .
Resumo:Este recorte bibliográfico objetivou realizar uma retrospectiva dos currículos existentes para o curso de graduação em enfermagem, desde a sua primeira escola, Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, do Rio de Janeiro, em 1890 até a Resolução CNE/CES 3/2001, documento que estabelece o novo currículo de enfermagem em nosso país. Percebí que as mudanças de currículos foram obrigatórias e agora observo mais participação dos enfermeiros e mais interesse coletivo deles, que estão engajados em formar futuros enfermeiros mais humanistas, reflexivos e críticos.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Currículo
História da Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudos Retrospectivos
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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